segunda-feira, 13 de julho de 2015

O poder do som e da palavra

O poder do som e da palavra


“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Ele estava no princípio com Deus.
Tudo foi feito por ele; e nada do que tem sido feito, foi feito sem ele.
Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
(João 1:1-4)

A palavra, o som e Deus estiveram juntos e estarão até à eternidade. Imaginemos o “Big bang”, aquela primeira explosão de partículas que motivou e iniciou a criação de todo o universo, ter o início num som, numa vibração tal, que despoletou aquele explosão de energia, luz, som e Amor puro. É como que se Deus tivesse de repente dado um grito e soltasse toda a sua energia para o infinito. Através de um som primordial, surgiram do nada e durante milhões de anos,  planetas, estrelas, galáxias, vida vegetal, animal e humana, visível e invisível.
Através deste som, desta vibração primordial Deus criou o Universo. Tudo o que existe vibra a uma frequência determinada. Há apenas formas mais densas ou menos densas, consoante sua vibração.
É por isso que em toda a nossa história humana o som esteve sempre ligado ao transcendente, à espiritualidade. Os povos e religiões antigas sabiam utilizar esses sons para curar, orar, meditar ou simplesmente para divertimento.
O hinduísmo, o budismo  e outras religiões orientais utilizavam e utilizam o mantra :


  “O mantra é uma fórmula mística e ritual recitada ou cantada repetidamente. A palavra provém do sânscrito e tem muitas diferenças sutis de significado “instrumento da mente”, “linguagem divina” e “linguagem da fisiologia espiritual humana” são apenas algumas de suas conotações. Os mantras originaram-se do hinduísmo
Os místicos praticam a palavra mágica há milénios. Para algumas escolas, principalmente as de fundamentação técnica, o mantra pode ser qualquer som, sílaba, palavra, frase ou texto, que detenha um poder específico. Existem mantras para facilitar a concentração e meditação, mantras para energizar, para adormecer ou despertar, para desenvolver os chakras ou vibrar canais energéticos a fim de desobstruí-los.”
http://despertarcoletivo.com/a-importancia-dos-mantras/



Nas religiões do ocidente, principalmente as Cristãs, o som era e continua a ser utilizado através essencialmente da música. A música religiosa de compositores como Bach, Haendel, Mozart ou Beethoven, entre outros, doada ao mundo, são intemporais e o som que dela sai, transporta-nos imediatamente para o transcendente, para um estado de espiritualidade e comunhão com Deus indescritível, precisamente porque eles(compositores) tinham o domínio do som e do efeito que ele nos faz.
Nas religiões Cristãs, a palavra, o som, também é utilizada em orações. Ao fazermos uma oração expontanea, decorada ou lida, estamos a conecta-nos com o Divino, com o Todo. Se o fizermos com uma intenção pura, desprovida de interesses egóicos, com fé, essa ligação com o Divino será possível. Uma paz e uma calma profunda invade-nos, sossegando a nossa alma. 
Actualmente já há estudos científicos que confirmam o que outros em tempos passados já sabiam pela intuição, que o som e a palavra são de um poder extraordinário.


Livros sagrados como: A Bíblia, o Alcorão, os Vedas, o Torá, entre outros, são a prova viva da força da palavra, do som. São livros que sobreviveram, alguns mais de 5.000 anos, deixando-nos amplos conhecimentos para a evolução interna do ser humano e grandes mensagens de Amor. 


Hoje, graças a uma investigação profunda e interna feita por esses mestres, temos nas nossas mãos ferramentas importantíssimas que nos ajudam no auto-conhecimento, na auto-cura, espiritualidade e no Amor ao próximo.

P. Pascoal


“A palavra, junto com o poder da vibração é capaz de criar, curar e também destruir. A teoria indica que quando focalizamos nossa mente em algo, e a isto somamos sentimento e emoção, para finalmente expressá-lo, [aquele algo] estamos exteriorizando e materializando um poder, [um agente] que poderá afetar os reinos da matéria.

Se cada um de nós fossemos conscientes de que a energia liberada em cada palavra, afeta não somente aquele a quem nos dirigimos mas, também, a nós mesmos e ao mundo que nos rodeia, começaríamos a ser mais cuidadosos com o que dizemos (e pensamos). …”

HUNTER, Brad. El Poder de la Palabra, 2009.









Sem comentários:

Enviar um comentário