quinta-feira, 17 de julho de 2014

Sobre o ritmo e o Caminho



"- Faltou algo em sua palestra sobre o Caminho de Santiago -
me diz uma peregrina, assim que saímos da Casa de Galicia,
em Madrid, onde minutos antes eu acabara de dar uma
conferência.
Deve ter faltado muita coisa, pois minha intenção ali era de
apenas compartilhar um pouco minha experiência. Mesmo
assim, convido-a para tomar um café, curioso em saber o que
ela considera como uma omissão importante.
E Begoña - este é seu nome - me diz:
- Tenho notado que a maioria dos peregrinos, seja no Caminho
de Santiago, seja nos caminhos da vida, sempre procura
seguir o ritmo dos outros.
“No início de minha peregrinação, procurava ir junto com
meu grupo. Me cansava, exigia de meu corpo mais do que podia
dar, vivia tensa, e terminei tendo problemas nos tendões do
pé esquerdo. Impossibilitada de andar por dois dias, entendi
que só conseguiria chegar a Santiago se obedecesse meu ritmo
pessoal.
“Demorei mais que os outros, tive que andar sozinha por
muitos trechos ~ mas foi só porque respeitei meu próprio
ritmo que consegui completar o caminho. Desde então aplico
isso a tudo que preciso fazer na vida: respeito o meu tempo”"

Paulo Coelho

Sem comentários:

Enviar um comentário