sexta-feira, 20 de junho de 2014

Taizé - COMUNIDADE ECUMÉNICA


A Comunidade Taizé foi fundada em 1940 pelo Irmão Roger, que permaneceu como seu Prior até à sua morte em 16 de agosto de 2005, e é dedicada à reconciliação. É uma comunidade ecuménica  constituída por mais de cem homens de várias nacionalidades, representando ramos Protestantes e Católicos da Cristandade. A vida na comunidade foca a oração e a meditação cristã. Jovens de todo o mundo visitam Taizé todas as semanas para integrar na vida da comunidade.
Taizé germinou um estilo único de música contemplativa que reflete a natureza meditativa da comunidade. A música de Taizé foca frases simples, usualmente linhas dos Salmos ou outro pedaço da Escritura, repetidas e algumas vezes cantadas em cânone. O intuito da repetição é o de ajudar na meditação e na oração. Mais sobre a música e oração de Taizé pode ser encontrado no site da comunidade
A comunidade, apesar de origem europeia ocidental, procura acolher pessoas e tradições ao longo do globo. Este internacionalismo arrasta-se até à música e orações onde as músicas são cantadas em muitas línguas, cada vez mais incluindo cânticos e ícones provenientes da tradição Ortodoxa Oriental.
A comunidade de Taizé tornou-se um importante destino de peregrinação Cristã com milhares de pessoas que a visitam cada ano, e grupos até seis mil pessoas por semana, especialmente durante o verão. Os encontros de uma semana com jovens de várias nacionalidades  (para jovens dos 17 aos 30 anos de idade) são a prioridade da comunidade.
In Wikipédia

"Pelo mundo fora, mulheres, homens e jovens são fermento de reconciliação até onde existem fracturas na família humana. Habitados por um sentimento de confiança, têm tudo o que é preciso para devolver coragem a quem estava condenado à dúvida e ao desencanto, para amparar a bonita esperança humana. Estaremos nós entre estas pessoas?"



Taizé


"Estaremos nós entre essas pessoas?"

Senhor, fazei de mim instrumento de perdão, amor e paz. Ajudai-me a fazer a Ponte entre a várias espiritualidades, entre as várias religiões. Senhor, ajudai-me a Amar o próximo como a mim mesmo, a perdoar e a agradecer. Senhor, limpa o que de mal crio, e transforma-o em pura luz.

Te amo, perdoa-me, sinto muito, sou grato.

Para que já teve uma ou mais experiências com a comunidade Taizé, não me deixa mentir, é na verdade uma experiência maravilhosa, onde através da oração em forma de cânticos meditativos e da leitura de Salmos da Bíblia, se conseguem momentos de paz indescritíveis. Aconselho esta experiência.  
P.P.


                                                          --------////////-------////////--------

                                                                       



Sem comentários:

Enviar um comentário