quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Os Relacionamentos




Os Relacionamentos


Somos muito rápidos a formar opiniões e a tirar conclusões acerca de uma pessoa. A mente egóica gosta de rotular os outros, de lhes atribuir identidades conceptuais, de os julgar com severidade.


Todos os seres humanos são condicionados para pensarem e se comportarem de determinada maneira - são condicionados tanto geneticamente quanto pelas experiências da infância e pelo ambiente cultural onde cresceram.


Não é isso que eles são, mas é o que aparentam ser. Quando se emite um juízo sobre alguém, confundem-se as atitudes mentais condicionadas dessa pessoa com a identidade dela, o que, em si, é um comportamento inconsciente e profundamente condicionado. Atribuímos uma identidade conceptual ao outro e ficamos presos, assim como a pessoa em causa, a essa falsa identidade.


Prescindir de fazer juízos não significa que não se veja aquilo que os outros fazem. Significa que se percebe e se aceita o comportamento deles como resultado do condicionamento. Significa que deixámos de construir a identidade de alguém tendo por base esse condicionamento.


E isto liberta-nos, a nós e à outra pessoa, da identificação com o condicionamento, com a forma, com a mente. O ego deixa então de governar os nossos relacionamentos.


Eckhart Tolle (A Voz da Serenidade, pág. 95)

Sem comentários:

Enviar um comentário