segunda-feira, 26 de agosto de 2013

O planeta Terra é o ginasio espiritual da humanidade

Muita gente se pergunta: qual o sentido da nossa vida? Qual a nossa missão neste mundo? O que raio andamos por aqui a fazer? De onde viemos? Para onde vamos? Somos um corpo com alma? Existe Deus? Porque me aconteceu isto?

Suponho que muitos já terão feito estas perguntas, mas as respostas tardam a chegar, ou nunca chegam. Ficamo-nos muitas vezes pela rama, culpamos Deus por algum mal que nos aconteça, ou vemos nele a resposta para tudo e mais alguma coisa.
A coisas não são tão lineares assim, mas também não são tão complexas que tenhamos de fazer um estudo profundo às várias religiões e filosofias para obtermos as respostas!

Sim, porque as respostas a todas essas questões, estão em nós mesmos.

No tempo em que fui militar, aprendi uma máxima que dizia: "Instrução dura, combate fácil". Um bom soldado tem de estar sempre em alerta e preparado para o que der e vier, para isso, tem de ter uma instrução exigente e dura. Acontece o mesmo em relação aos atletas, se querem chegar à alta competição terão de dar o máximo durante os treinos. No momento em que somos postos à prova torna-se tudo mais fácil, daí a dureza na fase de aprendizagem.

Isto responde de certa maneira à pergunta: Qual a nossa missão neste mundo?
Estamos neste planeta precisamente para treinar e nos pormo à prova a cada momento. Se encararmos o planeta Terra como um ginásio espiritual, obteremos muitas respostas às nossas questões.


Nas questões: Donde viemos? para onde vamos? Se temos Alma ou não?

A resposta está na própria natureza e no modo como funciona, basta olhar à nossa volta.

Tudo funciona em ciclos, temos um ponto de partida e um ponto de chegada que coincide novamente com outro ponto de partida e assim sucessivamente. São os ciclos da natureza(Ex. uma árvore: nasce, cresce, vive e morre, deita sementes à terra e renasce, cresce.....), os ciclos das estações(primavera, verão, outono inverno), o dia a seguir à noite, o ciclo dos planetas e estrelas. Tudo anda à roda. Tudo tem um movimento de ida e de volta, tudo tem dois lado, duas faces, é a noite e o dia, o quente e o frio, o bem e o mal, é o ying e o yang, é a roda do Samsara, os chacras, etc. tudo está de um modo ou de outro ligado a esta dinâmica.

Com o ser humano passa-se obviamente o mesmo, fisicamente nasce, cresce, vive e morre, sendo que a alma que pertenceu ao corpo e entregue à terra, vai passar por uma fase em que regressa ao "Todo" ou Deus e é submetida a uma espécie de avaliação em relação aquilo que fez ou não fez na anterior vida, para depois ser novamente enviada à terra e reencarnar numa nova criança que nasça algures neste planeta, cumprindo-se assim o ciclo.

Como disse acima, basta olhar para o funcionamento da natureza para percebermos tudo isto, tudo são ciclos.

Saímos do "Todo"(Deus), para regressar a Ele, sempre numa prespectiva de termos aprendido alguma coisa no planeta onde somos "treinados". Esta é a lei da evolução, que responde à pergunta: "o que raio andamos aqui a fazer?"

A nossa missão é sempre melhorar. A cada vez que viemos a este planeta, temos a oportunidade de melhorar algum aspecto mais negativo que tenhamos, para isso, somos postos à prova diariamente. Lidaremos nesta vida com pessoas, situações e acontecimentos bons e maus. As situações e acontecimentos bons, serão como as grandes ou pequenas vitórias que um "atleta" tem ao longo da vida. As dificuldades da vida, os nosso egos/defeitos, as tragédias, os acidentes e demais coisa negativas seriam as verdadeiras provas e obstáculos que um "atleta" tem de passar. São estas provas externas e internas que impedem e dificultam o "atleta" de seguir em frente. Daí o treino ser muito importante, Nunca devemos desistir de tentar passar os obstáculos. Pode não ser à primeira, nem à décima vez, mas um dia conseguiremos e quando esse dia chegar ficará tudo muito mais fácil.


O "Todo" de que falo acima é, nada mais nada menos que Deus ou Universo, ou outro nome que quiserem dar. Alias, o nome não interessa, até porque se lhe damos um nome ou uma forma, acabamos por ser tendenciosos dizendo erradamente: "este é o meu deus", ou pior ainda, "o meu deus é melhor que o teu".

Eu prefiro definir Deus como Amor puro e incondicional. Deus é uma energia de Amor poderosa e inesgotável que flui por todo o lado: É o Prana, para os hindus; o Chi, para os chineses; o Ka, para os egípcios; o Pneuma, para os gregos; e Nefesh, para os judeus. Na Polinésia ela é conhecida como Mana e os russos a identificam como bioenergia. Para os alquimistas ela é o Fluido da Vida e para os cristãos, Luz ou Espírito Santo. Como vemos, esta "energia" é universal e comum a todas as religiões e filosofias, não havendo hipótese de a negar.


Paulo Pascoal







Sem comentários:

Enviar um comentário